Como surgiu o Origami

Como surgiu o Origami

Afirmam alguns estudiosos do Origami que o hábito de dobrar papéis é tão antigo quanto a existência da primeira folha de papel obtida na China, há aproximadamente 1800 anos, pela maceração de cascas de árvores e restos de tecidos.

Quando o papel foi introduzido no Japão entre os séculos VI e X por monges budistas chineses, ele somente era acessível à nobreza, por se tratar de um produto de luxo, utilizado em festas religiosas e na confecção dos moldes dos quimonos. Os japoneses transmitiam as figuras que criavam através das formas do origami que eram passadas de mãe para filha. As primeiras instruções escritas sobre o Origami apareceram em 1797 com a publicação do 'Senbazuru Orikata' (Como Dobrar Mil Garças). Só então, a partir da fabricação do seu próprio papel, o restante da população começou a aprimorar essa arte secular do Origami, que deixou de ser transmitida somente de pais para filhos, desde 1876, passando a fazer parte integrante do currículo escolar desse país. A palavra 'Origami' foi cunhada em 1880 a partir das palavras 'ori' (dobrar) e'kami' (papel). Antes disto essa arte era conhecida como Orikata.

Enquanto isso, na Europa, a arte das dobraduras em papel também estava sendo desenvolvida na Espanha. Os árabes trouxeram o segredo da fabricação do papel para o Norte da África e, no século VIII os mouros levaram este segredo até a Espanha. Os mouros usavam as dobraduras de papel para estudar Geometria. Depois que os mouros foram expulsos da Europa, os espanhóis foram além dos desenhos geométricos e desenvolveram a papiroflexia uma arte popular até hoje na Espanha e na Argentina.

Pelo fato de essa arte-magia, como gosto de defini-la, ter sido aprimorada e divulgada no Japão, tornou-se internacionalmente conhecida pelo nome de Origami, cujo significado etimológico é "dobrar” (ori) e "papel” (kami). Quando pronunciadas juntas, o "k” é substituído pelo "g".

Durante séculos no Japão, Origamis representando determinados objetos eram queimados no ritual dos funerais, com a intenção de que os espíritos das pessoas falecidas pudessem assim obter em outras vidas tudo que almejavam. Cédulas imitando dinheiro e postas em envelopes vermelhos, confeccionados em Origami, eram também queimados durante as festas de casamento, a fim de trazer prosperidade ao casal.

No Japão os alguns Origamis tinham significados:

Sapo - representa o amor, fertilidade;

Tartaruga - a longevidade

Tsuru/cegonha/grou - boa sorte, felicidade, saúde;

Diz ainda a lenda que quem fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados.

A invenção do papel, há cerca de 2.000 anos possibilitou aos japoneses criarem a fascinante arte da dobradura que reúne ricas simbologias, retratando a história e o folclore do Japão.

Segundo os historiadores, o origami era empregado, somente em ocasiões como coroação, casamentos, funeral e festivais.

O origami se tornou mais popular a partir da era Heian (794-1192) e atingiu o auge durante o período Muromachi (1338-1392), quando foram criados cerca de 70 tipos de dobraduras. São remanescentes dessa época, as dobraduras do sapo, garça, navio, cesto, balão, homem e lírio.

A partir da era Taisho (1912 - 1926), começaram a surgir os papéis coloridos e quadrados, de aproximadamente 15 cm, difundindo ainda mais os origamis recreativos e educativos.

Texto retirado de: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/~maismatematica/projetos/desdobrando%20a%20geometria/dghistoria.htm

Abaixo você encontrará 3 sites sobre o assunto escrito na matéria:

- Gosta de Dobraduras desafiadoras ? Veja fotos e aprenda como fazer muitas outras no site Jleslie48.

- Aprenda outras técnicas de Origami e dobraduras clicando AQUI, no site Como Fazer Origami.

- Se você deseja fazer mais dobraduras de papel, e aprender a como fazer o avião de papel mais rapido do mundo acesse: Origami-Kids.

0 comentários:

Postar um comentário